1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

spyware apps

 

Aplicações conhecidas como “stalkerware” são utilizadas para espiar várias informações dos dispositivos dos utilizadores, como mensagens, lista de chamadas, aplicações instaladas, localização exata via GPS, entre outros dados. De acordo com os recentes números, existe uma crescente procura por este género de aplicações ao longo dos últimos meses.

 

Segundo revela a empresa de segurança Kaspersky, ao longo dos últimos oito meses de 2019 registou-se um aumento de 373% no uso de aplicações de stalkerware. No total, a empresa detetou mais de 518,223 utilizadores que teriam instalado aplicações stalkware nos seus equipamentos, um aumento considerável face ao mesmo período do ano anterior.

 

Stalkerware pode ser considerado uma espécie de “spyware”, visto que pretende obter informações dos utilizadores sem que estes tenham conhecimento da tarefa. No entanto, ao contrario do spyware tradicional – que normalmente é utilizado por terceiros para atividades maliciosas – as aplicações de Stalkerware são muitas vezes instaladas por utilizadores próximos das vitimas, como familiares ou amigos, afim de poderem recolher informações para proveito próprio.

 

uso de aplicações stalkware

 

Este género de aplicações entram numa categoria “cinza” do mercado, visto que não pretendem ser totalmente maliciosas, mas ao mesmo tempo são consideradas uma grave violação de privacidade para as potenciais vitimas – sendo que quem instala este género de apps é muitas vezes feito sem o conhecimento das vitimas em questão.

 

As aplicações podem ser instaladas manualmente nos dispositivos, ou em certos casos, os utilizadores podem ser enganados a instalarem falsas aplicações que posteriormente abrem portas para a instalação do stalkware. Uma vez instaladas, as aplicações ocultam a sua atividade como sendo simples aplicações de controlo parental ou como antiroubo, apesar de recolherem toda a informação em segundo plano.

 

No entanto, quem instala ou leva à instalação deste género de apps, sabe perfeitamente ao que se destinam – algo que os próprios criadores de algumas não negam. Por exemplo, a aplicação “TheTruthSpy” afirma ser uma das “melhores aplicações para apanhar esposas infiéis”, recolhendo informações como o histórico de mensagens SMS, conversas em apps como o Messenger e WhatsApp ou recolha da lista de contactos e chamadas realizadas. Algumas podem mesmo gravar conversas a partir de outras app ou chamadas telefónicas.

 

Mesmo aplicações que encriptem as suas mensagens, como o WhatsApp, de pouco serve se o dispositivo que recebe essas mensagens já se encontra comprometido em primeiro lugar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech