1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Megaupload website

 

Para alguns, o nome Megaupload pode não ser muito soante, mas em tempos era uma das principais plataformas de partilha de ficheiros online. Criado por Kim Dotcom, o site permitia o upload de ficheiros para posterior partilha pela Internet, com limites reduzidos.

 

No entanto, se existiam usos legítimos para a plataforma, também existia quem usasse a mesma para outras atividades. Numa altura em que o streaming não era popular, sites por toda a internet partilhavam conteúdos de forma ilegal na Internet usando, em grande parte, o Megaupload.

 

Em finais de 2011, o Megaupload encontrava-se no seu auge, sendo um dos sites mais populares na internet, novamente em parte devido ao seu estatuto dentro da comunidade de pirataria online. Isto é algo bem visível na música criada na altura sobre o serviço, e que contou com a participação de P Diddy, Will.i.am, Alicia Keys, Kanye West, Snoop Dogg, Kim Kardashian, Floyd Mayweather, entre outros.

 

 

 O que não se sabia na altura era dos planos das autoridades dos EUA para encerrarem o portal, algo que se encontrava em preparação para pouco tempo depois. Poucas semanas depois da explosão de popularidade, os servidores da plataforma eram apreendidos da mansão de Kim Dotcom, deixando sérios problemas para a plataforma e sobretudo para o seu criador.

 

No final, as autoridades dos EUA e da Nova Zelândia, onde se encontrava Dotcom, trabalharam em conjunto para encerrar o site e também para extraditar Dotcom do pais para os EUA, onde seria julgado por vários crimes. Mas dez anos depois, ainda não existe uma decisão definitiva sobre o caso.

 

A última atualização feita do caso ocorreu faz mais de cinco anos, e Dotcom ainda continua a trabalhar na Nova Zelândia, aguardando a decisão final dos tribunais. Entidades como a RIAA e MPA acusam o Megaupload e o seu fundador de participarem em atividades ilegais e de promoverem pirataria online, sendo que estão na esperança de reaverem milhões de dólares em prejuízos causados.

 

A próxima atualização do caso encontra-se prevista para Abril de 2022, onde será feita uma nova averiguação do mesmo, mas sem garantia que algo de concreto venha a ser realizado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech