1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Fairphone 2

 

Foi em meados de 2015 que a empresa Fairphone revelou o novo Fairphone 2, um smartphone modular e focado na reparabilidade. Este dispositivo era visto como uma aposta para quem pretendia algo simples de reparar ou de substituir componentes danificados, como o ecrã.

 

Muitos smartphones lançados pela mesma altura acabaram por cair no esquecimento, e hoje podem ser apelidados de “velharias”, mas a verdade é que o Fairphone ainda parece bastante ativo e com novidades até.

A empresa responsável pelo dispositivo acaba de revelar a primeira Beta do Android 10 para o FairPhone 2. Ou seja, este dispositivo encontra-se a receber uma versão relativamente recente do Android quase seis anos depois de ter sido lançado no mercado.

 

Tendo em conta que a maioria dos fabricantes deixam de lançar atualizações para os seus dispositivos ao fim de dois ou três anos, é certamente de louvar que ainda exista atividade para um modelo tão antigo.

 

De acordo com o portal Android Authority, o Fairphone 2 é um claro exemplo de que muitos smartphones atuais podem manter-se atualizados com versões recentes do Android, mas que tal não acontece muita vez por falta de iniciativa das fabricantes.

Certamente que empresas como a Samsung e Xiaomi também possuem mais dispositivos no mercado que a Fairphone, mas o foco destas empresas tem vindo a ser suportar apenas os modelos mais recentes, deixando para trás outros modelos mais antigos mas ainda capazes de usarem versões recentes do Android.

 

A única empresa que ainda pode ganhar alguns pontos neste aspeto será a Apple, que ainda mantêm os seus sistemas atualizados até para dispositivos relativamente antigos. Como exemplo, o iPhone 6s e 6 Plus ainda se encontra suportado pelo iOS 15 - a versão mais recente atualmente disponível do sistema da Apple.

Novamente, é também importante referir que a Apple não lança muitos modelos de smartphones no mercado, o que lhe permite manter a otimização do sistema por mais tempo e focada em mais dispositivos.

 

Isto será ainda mais importante numa altura que a fragmentação no mercado do Android tem vindo a piorar consideravelmente. Mesmo com a chegada do Android 12, os números mais recentes continuam a apontar o Android 10 como o sistema mais usado no mercado por dispositivos Android. A Google tentou resolver esta situação com o Project Treble, mas mesmo assim ainda se encontra longe de ser um sucesso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech