Durante o dia de ontem, o Facebook confirmou que iria oficialmente descontinuar o seu sistema de reconhecimento facial, deixando assim de recolher informações das fotos enviadas para a plataforma no sentido de reconhecer os utilizadores das mesmas automaticamente.
Esta funcionalidade tinha sido introduzida como forma de identificar mais rapidamente amigos e familiares que enviem fotos para o serviço, marcando automaticamente outros utilizadores. No entanto, ao longo dos anos, foi também um dos alvos de críticas da plataforma, pela recolha e processamento do que pode ser considerada informação sensível.
Esta mudança, segundo o Facebook, vai ser uma das maiores mudanças de sempre na plataforma. E no processo, a empresa estima que vão ser eliminados mais de mil milhões de registos associados com capturas de rostos na plataforma.
A rede social confirma que toda a informação que foi recolhida ao longo dos anos pelo Facebook para uso neste sistema será permanentemente eliminada, evitando assim que possa ser usada para outros fins.
A plataforma acredita que a tecnologia de reconhecimento facial ainda pode ser útil, mas a crescente onda de preocupação sobre a mesma por parte da comunidade em geral terá sido um dos fatores a pesar nesta decisão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!