O Facebook... ou Meta... encontra-se a aplicar novas medidas que vão reduzir a quantidade de dados recolhidos dos utilizadores, neste caso a nível do sistema de reconhecimento facial.
A empresa confirmou que vai encerrar o seu sistema de reconhecimento facial durante as próximas semanas, deixando assim de utilizar o mesmo para recolher dados das fotos publicadas no Facebook, Instagram e outras plataformas da empresa.
Com esta medida, os utilizadores vão também deixar de ser automaticamente reconhecidos nas fotos publicadas na plataforma, sendo que a rede social prometeu também que vai eliminar mais de um bilião de conteúdos que foram recolhidos por este serviço ao longo dos anos.
Segundo a empresa, esta medida foi tomada devido à crescente preocupação sobre o uso de sistemas de reconhecimento facial, e também devido ao desconhecido sobre a criação de legislação sobre esta tecnologia. Apesar de a empresa considerar que ainda existem usos benéficos para a tecnologia, no caso da rede social esta não se torna vantajosa.
É importante relembrar que a Meta já tinha sido criticada anteriormente pelo uso deste sistema, e pela recolha de dados que estaria a ser feita, bem como o uso incerto dessa informação para além das plataformas a que se destinariam.
Com esta medida torna-se claro que a plataforma parece não estar mais focada na tecnologia, mesmo que não a tenha descartado por completo para o futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!