1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

BIOS vai desaparecer dentro de três anos
Pelo menos, é o que acredita a MSI, que está a apostar forte no UEFI, o sucessor do cada vez mais antigo BIOS

O site Think cita uma fonte da MSI que deseja permanecer no anonimato, segundo a qual "a empresa irá começar a transitar para o UEFI a partir do final deste ano, e esperamos que esteja amplamente adoptada dentro de três anos".

Os primeiros produtos MSI a chegar em massa ao mercado e a exibir a tecnologia UEFI serão baseados no chipset Sandy Bridge, da Intel, com preços para todas as bolsas. "Não consideramos o UEFI uma característica dispendiosa de produtos de topo, mas algo obrigatório para todos".

O UEFI, acrónimo de Universal Extensible Firmware Interface, é uma tecnologia que pega no projecto EFI da Intel. O EFI foi desenhado para substituir o BIOS, e apresenta uma interface gráfica de fácil utilização. Além das questões cosméticas, esta tecnologia tem como objectivo resolver outros problemas relacionados com a antiguidade do BIOS.

As empresas que fabricam motherboards não têm mostrado grande vontade de substituir o BIOS por esta tecnologia moderna, todavia. Isto dever-se-á não só à filosofia do "se funciona, para quê mexer?", mas também devido ao investimento necessário para fazer a transição.

Contudo, agora parece haver uma razão premente para as motherboards deixarem, finalmente, para trás o BIOS: o armazenamento. No mês passado, a Seagate revelou uma nova família de discos rígidos com mais de 2 TB que são incompatíveis com o BIOS. E quem quiser este tipo de capacidade na sua máquina terá de ter uma motherboard com tecnologia com UEFI.
Fonte Exame Informática

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech