1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Memória RAM

 

Por esta altura começam a surgir no mercado as primeiras memórias RAM DDR5, que prometem ser a próxima geração a vir integrada para sistemas futuros. No entanto parece que a Samsung está já um passo à frente, e o DDR6 pode estar agora nos planos da marca.

 

Durante o evento Tech Day 2021, a empresa veio confirmar que está a desenvolver a sua nova geração de memórias: a DDR6 e GDDR7. Este anúncio surge apenas algumas semanas depois de os primeiros módulos de DDR5 terem começado a ser colocados à venda e suportados pela nova arquitetura de processadores Alder Lake da Intel.

 

Segundo a empresa, as memórias DDR6 devem fornecer praticamente o dobro do desempenho que as gerações atuais, no entanto é importante referir que os valores base ainda não foram oficialmente confirmados pela JEDEC, a entidade responsável por criar os padrões de memórias RAM no mercado.

 

No entanto, isso não impede a Samsung de revelar alguns dos números sobre a tecnologia, nomeadamente no facto que estes novos módulos podem atingir velocidades de 12.800 MT/s, ou overclock até 17.000 MT/s, um valor certamente elevado face aos modelos atuais.

 

Para comparação, as memórias DDR4 possuem, segundo o seu padrão base, uma velocidade até 3200 MT/s, enquanto que a DDR5 obtêm até 6400 MT/s.

 

No que respeita a memórias para sistemas gráficos, a empresa também revelou a sua nova geração do GDDR6, apelidado de GDDR6+, que deverá oferecer velocidades até 24 Gb/s, um aumento de quase 33% face aos valores tradicionais da GDDR6.

No entanto, é o GDDR7 que a empresa parece estar a focar-se para o futuro, e tal como acontece com o DDR6, esta nova geração promete ainda mais velocidade de transferência de dados entre sistemas, de até 32 Gb/s. Ou seja, cerca de 77% mais rápido que o atual padrão do GDDR6.

 

No entanto, é importante referir que ainda deve demorar algum tempo até que estas memórias cheguem ao mercado, ainda mais tendo em conta que apenas agora as memórias DDR5 começam a ser adotadas com hardware suportado para as mesmas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech