A rede Tor, apesar de garantir o anonimato e segurança dos utilizadores gratuitamente, necessita de servidores para esta tarefa, os conhecidos “Relays” e “Bridges”. No entanto, o número de sistemas na rede tem vindo a diminuir consideravelmente ao longo dos últimos tempos.
O projeto nunca teve muitos recursos para manter a rede ativa de forma independente, como tal, muitos dos servidores espalhados pelo mundo da rede são geridos por individuais ou parceiros que pretendem ajudar no projeto.
Atualmente existem cerca de 1200 bridges, 900 dos quais suportam o sistema de encriptação obfs4. No entanto, a rede necessita de mais, e é por isso mesmo que agora a equipa dedicada do projeto se encontra a apelar para a criação destes sistemas.
Gustavo Gus, Gestor das plataformas comunitárias da rede Tor, revelou recentemente que o número de sistemas tem vindo a cair desde o início do ano, e que as bridges existentes podem ser insuficientes para fornecer a capacidade para todos os utilizadores da rede.
O objetivo passa por trazer 200 novos sistemas para a rede até ao final do ano, e para tal a equipa encontra-se agora a oferecer incentivos para essa tarefa.
Quem correr servidores bridge na rede Tor, com suporte a obfs4, irá agora receber prémios de ajuda ao fim de um ano de participação, que vão desde placas comemorativas a tshirts e stickers da rede Tor. Infelizmente o projeto não possui fundos suficientes para fornecer prémios monetários, mas este pode ser mais um incentivo aos participantes ajudarem a criar servidores para a rede.
Esta oferta vai aplicar-se até ao dia 7 de Janeiro de 2022, sendo que os interessados podem ativar os seus sistemas usando a documentação da entidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!