Durante esta semana, a Apple revelou que iria processar a empresa NSO Group e a sua empresa-mãe, responsável pela criação de um spyware com o apoio de governos para o sistema da empresa, e focado em recolher informações potencialmente sensíveis de personalidades de destaque.
Em causa encontra-se o spyware conhecido como “Pegasus”. O Pegasus explorava várias falhas no sistema iOS da Apple, com o objetivo de usar as mesmas para espiar as atividades e conversas de personalidades no mercado - como jornalistas, lideres políticos, ativistas, entre outros.
Acredita-se que o grupo NSO Group terá criado este software com o apoio de governos, focado sobretudo em prejudicar o governo dos EUA. Face a estas acusações, a Apple decidiu avançar com um processo contra a empresa em questão pelo uso das vulnerabilidades.
Além disso, os utilizadores que foram potencialmente afetados pelo Pegasus encontram-se agora a receber uma notificação nos seus dispositivos a informar sobre o possível compromisso de informações dos mesmos. Algumas fontes apontam que as notificações começaram a ser enviadas durante o dia de hoje, e abrangem sobretudo vários jornalistas.
De notar que as falhas exploradas por este spyware já tinham sido corrigidas pela Apple faz algum tempo, com atualizações fornecidas para o iOS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!