A Nintendo avançou com um processo contra o emulador da Switch “Yuzu”, um dos mais conhecidos no meio para emular os conteúdos da consola.
De acordo com a descoberta do jornalista Stephen Totilo, o documento da Nintendo apresentado contra os criadores do emulador aponta que Yuzu ilegalmente contorna o sistema de encriptação usado no seu software, permitindo que seja possível correr jogos ilegalmente.
Como prova, a empresa apresenta o lançamento de “Zelda Tears of the Kingdom”, que foi ativamente promovido dentro da comunidade do emulador, e levou a um crescimento avultado de downloads do mesmo apenas para usar o título ilegalmente.
Ao mesmo tempo, a Nintendo afirma que os criadores do Yuzu beneficiam financeiramente do projeto, sendo que na mesma altura, o número de doações feitas no Patreon dos mesmos praticamente duplicou.
Nos documentos, a Nintendo pretende que as operações do emulador sejam permanentemente encerradas, e a empresa encontra-se ainda à procura de multas pelos danos causados.
É importante relembrar que a Nintendo possui o histórico de lançar este género de campanhas legais, sobretudo contra plataformas que violem os seus direitos de autor. Até ao momento ainda não existe um comunicado oficial sobre o caso tanto do lado da Nintendo como dos criadores do emulador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!