Todos os dias milhares de dados de cartões de crédito são roubados pela Internet, nos mais variados géneros de esquemas. E, segundo uma investigação realizada pela empresa NordVPN, não é muito difícil de se encontrarem longas listas de cartões à venda pela Dark Web.
Segundo a empresa, foram analisados mais de 4 milhões de cartões de crédito que se encontram à venda em diferentes sites da Dark Web, de forma a criar um mapa detalhado sobre os países com mais roubos deste género.
A análise indica que é possível comprar um cartão de crédito roubado na Dark web por menos de 10 dólares, dependendo do vendedor. Não apenas isso, mas a análise também foi a fundo na investigação da origem destes cartões em mais de 142 países diferentes.
Em Portugal, estima-se que estejam atualmente à venda cerca de 3281 cartões de crédito roubados, com cada unidade a ser vendida por aproximadamente 12.26 dólares. Entre os cartões mais roubados encontram-se os VISA, seguindo-se os MasterCard e American Express.
A investigação também detalhou os países com maior risco de terem dados de cartões de crédito roubados, sendo que da lista encontra-se a Austrália, Nova Zelândia, Turquia e Malásia. A maioria dos roubos ocorrem sobre esquemas de phishing ou através de sites comprometidos com malware, que aproveitam sistemas de pagamento existentes para roubar dados bancários.
Como sempre, é importante que a primeira linha de defesa parta dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos locais onde introduzem os seus cartões de crédito. Além disso, sempre que possível, deve-se dar prioridade ao uso de cartões virtuais, como é o caso do MBNet, que poderá ajudar a prevenir usos indevidos dos cartões em caso de roubo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!