As condições de trabalho na Apple têm vindo a ser um tema em debate acesso faz bastante tempo, mas mais uma vez surgem novas informações sobre como o processo é cada vez mais complicado de gerir para muitos.
De acordo com o portal The Verge, existem vários funcionários da Apple nos EUA que alegam estar a viver dificuldades derivado dos seus trabalhos em condições insustentáveis - incluindo até quem está a trabalhar de forma remota.
Entre as várias queixas apresentadas encontram-se os baixos salários face ao elevado trabalho que é realizado, com certas fontes a indicarem que o valor pode variar entre os 19 e 25 dólares por hora.
Além disso, existem críticas ainda ao facto que a empresa não estabelece um plano de carreira para o futuro, com muitos funcionários a manterem-se no mesmo cargo durante anos sem qualquer plano de evolução. Existem ainda críticas à forma como a Apple avalia os trabalhadores, que na maioria das vezes é feito através de questionários a clientes - o que resulta também em pontuações baixas que estão fora do controlo dos mesmos.
Para quem se encontra em trabalho remoto, uma das principais críticas encontra-se relacionada com a baixa remuneração face ao trabalho exigido. Em várias situações são reportados casos de funcionários que necessitam de atender três clientes ao mesmo tempo, além de existirem também maus tratos verbais.
No entanto, nem todas as situações acabam com finais felizes. Um dos casos reportados é o de Mark Calivas, um ex-funcionário da Apple que em Setembro deste ano cometeu suicídio, depois de ter entrado em licença medica por depressão, em parte devido ao elevado stress no trabalho.
Calivas, num email enviado para os Recursos Humanos da empresa, afirmava ter sido alvo de “intimidação, humilhação pública, bullying, calúnia, retaliação e mentiras” por parte dos gerentes das lojas onde trabalhava. Este percurso durou durante mais de sete anos.
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