Os utilizadores do Edge podem agora contar com uma nova funcionalidade de segurança, que poderá ajudar a prevenir o acesso a websites potencialmente maliciosos pela introdução incorreta do endereço dos mesmos.
É normal que, durante o acesso a um determinado endereço na web, os utilizadores possam fazer pequenos erros. Por exemplo, invés de escrever “google.com” pode ser escrito “gooogle.com”, o que é um site que deve ser considerado diferente.
Muitos criminosos aproveitam este facto para redirecionarem domínios populares para conteúdos potencialmente malicioso, onde a informação dos utilizadores poderá encontrar-se em risco. Os utilizadores podem estar a pensar aceder a um site, quando na verdade é uma variante maliciosa do mesmo.
Isto é algo conhecido como “Typosquatting”, e tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos anos como vetor de ataque. No entanto, parece que o Edge vai contar com uma pequena funcionalidade que pode ajudar a prevenir isso.
Através do “Super Duper Secure Mode”, o Edge agora é capaz de identificar quando o utilizador possa ter escrito incorretamente o domínio de um site, alertando o mesmo para o facto.
Se o utilizador colocar um endereço que a Microsoft verifique encontrar-se incorreto, o Edge agora irá alertar para o facto que o mesmo pode estar errado, dando assim a possibilidade de o retificar.
A empresa confirmou que o “Typosquatting Checker” encontra-se atualmente disponível para os utilizadores do Edge Canary, mas ainda poderá demorar algum tempo até chegar aos utilizadores nas versões estáveis do navegador.
Por agora, a funcionalidade apenas alerta o utilizador sobre o erro, mas é possível que venha também a ser possível no futuro redirecionar os utilizadores para o endereço correto de forma transparente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!