O Game Boy original é um dos pedaços de história que marcou uma inteira geração ao longo dos anos. Mas e se fosse possível trazer algum desse passado para os tempos modernos?
Foi esta a ideia que teve o hacker e programador Sebastian Staacks, que depois de encontrar o seu Game Boy antigo, pensou como seria adicionar no mesmo Wi-fi “apenas porque sim”. Staacks avançou então com o projeto, tendo de meta final ter alguma forma de comunicação sem fios entre o Game Boy original e a Internet, usando redes sem fios e a própria comunicação do dispositivo.
Para atingir este objetivo, no entanto, a tarefa estaria longe de ser algo simples. Staacks teve de usar vários chips e módulos diferentes, além de alterar o próprio processador do Game Boy para poder suportar as velocidades das redes sem fios – tendo em conta que o processador original do mesmo conta apenas com 4 MHz, que pode ser suficiente para jogos, mas não para processar páginas web mesmo que básicas.
Além da própria ligação sem fios, Staacks teve ainda de desenvolver o software e hardware capaz de converter algumas das páginas da web em conteúdos que o ecrã do Game Boy pudesse apresentar – neste caso, o ponto de entrada seria carregar conteúdos da Wikipédia.
Se tiver interesse, o vídeo da construção pode ser visto em seguida:
E no caso de pretender também criar o seu próprio modulo, existem mais informações no site de Staacks.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!