1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

TikTok a roubar do OBS

 

O TikTok tem vindo a apostar cada vez mais nos conteúdos transmitidos em direto na plataforma, tanto que rumores recentes sugeriam que a entidade podia estar a desenvolver um software dedicado para o streaming – conhecido apenas como TikTok Live Studio.

 

Este programa surgiu recentemente em alguns rumores, e não foi oficialmente confirmado pela empresa. Basicamente, este iria permitir aos utilizadores realizarem o streaming diretamente dos seus computadores para as contas no TikTok.

No entanto, mesmo que não tenha sido oficialmente confirmado ou anunciado pela plataforma, é neste software que saíram recentemente algumas críticas, em parte porque algum código presente no mesmo pode não ter sido inteiramente criado pela ByteDance.

 

De acordo com o streamer “Naaackers”, que partilhou a mensagem no Twitter, partes do código-fonte do TikTok Live Studio possuem código que pertence ao OBS Studio – reconhecido software de streaming open-source.

Apesar de o OBS ser open-source, este encontra-se sobre uma licença GPL de software GNU, que basicamente exige que qualquer programa que faça uso do código do mesmo necessita de partilhar também o seu código-fonte. Além disso, esse mesmo software necessita de ser também distribuído em formato open-source, o que inclui a capacidade de ser distribuído e adaptado livremente.

 

Mesmo que o TikTok Live Studio ainda não esteja disponível para todos os utilizadores, o mesmo não se encontra a ser disponibilizado sobre esta licença, uma vez que o código-fonte do mesmo nem sequer está acessível, e o software em si não se encontra sobre a licença GPL.

 

A confirmar-se, o software da ByteDance pode encontrar-se a violar diretamente a licença de distribuição do OBS, uma vez que usa código do mesmo. Até ao momento a rede social não deixou qualquer comentário sobre o caso, mas é importante ter em conta que o software ainda não se encontra diretamente disponível para os utilizadores, e sim apenas para um pequeno conjunto de utilizadores de “teste”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech