1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Fan Control logo

 

Uma forma de evitar muitos problemas, e também garantir uma boa vida útil para os componentes, passa por manter os mesmos sobre uma temperatura aceitável de funcionamento. CPU, gráficas, fontes, entre outros componentes geram calor, o qual necessita de ser dissipado de alguma forma.

 

A maioria das motherboards possuem sistemas de monitorização e controlo de características como as ventoinhas. Algumas até possuem software próprio e dedicado que monitoriza e permite alterar essas funcionalidades diretamente do Windows. Mas praticamente todas possuem um problema: são pesadas.

 

Os softwares das fabricantes tendem a ter características extra que, na maioria das vezes, são desnecessárias e ficam apenas em segundo plano a consumir recursos. A solução pode passar por algo como o “Fan Control”.

 

Este excelente programa open-source e totalmente gratuito é perfeito para quem pretenda controlar as temperaturas do seu sistema, e as ventoinhas nele instalado. A aplicação permite um grande detalhe e controlo sobre a forma como cada ventoinha deve funcionar.

 

fan control painel principal

 

É possível interligar uma determinada temperatura com uma determinada ventoinha, para podermos ajustar conforme seja necessário. O programa permite ainda criar referencias de velocidade da ventoinha para com a temperatura do componente escolhido.

Por exemplo, pode configurar um gráfico bastante detalhado sobre a velocidade que pretende para a ventoinha do processador, dependendo da sua temperatura. Para utilizadores novatos ou com poucos conhecimentos, o programa pode parecer algo complicado, mas todas as opções são bastante auto explicatórias e em poucos minutos pode ter as curvas de temperatura adaptadas ao que realmente pretende.

 

gráfico de temperatura e velocidade da ventoinha

 

Além disso, o Fan Control permite ainda monitorizar ativamente todas as temperaturas disponíveis e fornecias pela motherboard, com esta informação a ficar constantemente atualizada no painel do programa, ou na barra de tarefas, quando este se encontra minimizado.

Desta forma, pode sempre ter acesso à temperatura mesmo que não esteja a usar ativamente o programa – o que pode ser útil para detetar picos de atividade ou possíveis problemas de arrefecimento.

 

controlo automático

 

No geral, se está à procura de um software para monitorizar e controlar o seu hardware, e não pretende os programas pesados dos fabricantes, o Fan Control é uma excelente alternativa.

Poderá descarregar a versão mais recente a partir do site do projeto, neste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech