1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

intra android

 

Cada vez que acede a um website na internet – como tugatech.com.pt – encontra-se a realizar um pedido DNS a algum servidor, que converte o domínio num IP específico e que interliga assim o navegador com o servidor correto. Este pedido DNS é realizado, normalmente, a servidores DNS das operadoras ou públicos (como os Google DNS ou DNS da Cloudflare).

 

No entanto, caso a ligação DNS não esteja protegida, e tal como é possível recolher informação em redes não seguras, também é possível recolher os pedidos DNS realizados num dispositivo. Isto permite recolher os sites que um determinado utilizador visitou, por exemplo. Além disso, existem ataques específicos que podem adulterar os registos DNS de um equipamento e levar os utilizadores para sites falsos.

 

Hoje iremos verificar uma nova aplicação do seio de empresas da Google que promete garantir a encriptação de pedidos DNS, a partir de dispositivos Android.

A “Intra” foi desenvolvida pela empresa Jigsaw, que se encontra dentro do seio de empresas da Alphabet – marca mãe da Google. Esta app foi lançada como uma forma de permitir encriptar as ligações DNS em qualquer dispositivo Android, de forma simples e rápida.

 

A aplicação permite proteger as ligações DNS realizadas a partir de um dispositivo Android. Esta encripta cada um dos pedidos realizados, levando os mesmos para um servidor DNS seguro – num formato similar ao de uma VPN, mas com ligeiras diferenças.

Uma VPN encripta todo o conteúdo enviado pela Internet – o que inclui os dados dos sites visitados – enquanto esta aplicação apenas encripta os pedidos DNS, o que permite uma segurança adicional sem comprometer a velocidade da ligação.

 

Nota importante: Esta aplicação não deve ser confundida com um serviço VPN, já que apenas os pedidos DNS são encriptados e não a totalidade da ligação.

 

intra android

 

A aplicação permite configurar os DNS seguros da Google ou da Cloudflare, além de ser possível também configurar servidores próprios de outras entidades – através da introdução manual dos mesmos.

 

Esta permanece em segundo plano, e faz uso do serviço VPN no Android para encriptar o tráfego DNS. A empresa, apesar de ser ligada à Google, garante que não realiza qualquer monitorização do tráfego que passa pela app nem recolhe nenhum tipo de informação sensível.

É também possível aceder a um registo dos últimos pedidos DNS realizados pelo sistema, o que permite verificar exatamente para onde estão a ser enviados pedidos de tráfego.

 

intra selecionar DNS

 

A aplicação encontra-se disponível na Play Store, para qualquer equipamento com Android 4.0 ou superior. Além disso, também é totalmente open-source, pelo que pode ser verificado o código integral da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech