1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

LibreOffice idiomas

 

O LibreOffice é, possivelmente, uma das suítes de produtividade alternativas ao Office mais populares no mercado – e totalmente gratuita. Brevemente espera-se que venha a ser lançada a nova versão do LibreOffice 7.3, na qual a novidade não é algo grande... mas sim estranho.

 

Espera-se que a nova versão do LibreOffice 7.3 venha a ser lançada durante o mês de Fevereiro, sendo que o grande destaque da mesma vai ser a inclusão de dois novos idiomas. O problema é que se tratam de dois idiomas totalmente ficcionais: Klingon e Interslavic.

Fãs de Star Trek devem reconhecer estes nomes, pois são os dois idiomas usados por personagens no filme, que não são baseados na realidade. No entanto, alguns acreditam que estes idiomas podem ser cruzados de outros que existem, como o Russo e o Polaco.

 

Se esta “novidade” parece algo pouco prático para muitos, é porque na verdade o é, e a comunidade rapidamente notou isso. Rapidamente depois de as novidades terem sido reveladas, a comunidade veio fortemente criticar o facto que a “The Document Foundation”, que atualmente é responsável pelo LibreOffice, está a aplicar recursos para algo com pouca utilidade final para os utilizadores.

 

Isto será mais importante ainda de ter em conta se virmos que a The Document Foundation se baseia numa instituição que funciona com doações da comunidade. Doações que são distribuídas pelos programadores da mesma para trabalharem nas funcionalidades do programa.

 

Por sua vez, em resposta às criticas, a entidade afirma que apesar destes novos idiomas parecem uma novidade “banal”, estes mostram o quanto versátil é o software open-source, permitindo disponibilizar o exemplo do LibreOffice em mais de 100 idiomas diferentes, e com planos para expandir para ainda mais no futuro.

 

Quer seja benéfico ou não, certamente que os fãs de Star Trek vão gostar da ideia...

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech