Nos últimos anos o LastPass tem vindo a mudar drasticamente a sua plataforma, e sobretudo os planos que fornece aos utilizadores. E nem todos estão contentes com essas mudanças, mas para quem esteja a pensar mudar pode vir a encontrar ainda mais problemas.
Durante o ano passado a entidade revelou algumas mudanças nos seus planos, sobretudo para quem tinha contas gratuitas na mesma. A maior mudança encontra-se sobre a possibilidade de cada conta poder ser usada apenas num género de dispositivos – ou computadores fixos ou dispositivos móveis. Além disso, os utilizadores não podem alterar de dispositivos mais do que três vezes por conta – e na terceira vez a escolha será final.
Isto veio junto com críticas por parte dos utilizadores, que antigamente tinham uma aplicação para gerir as suas passwords em diferentes equipamentos, e assim ficam limitados apenas a um dispositivo especifico. Face a isso, muitos começaram a migrar as suas senhas para outras plataformas alternativas e igualmente gratuitas, como é o caso do Bitwarden.
No entanto, parece que até mesmo quem esteja a tentar realizar esta tarefa, encontra-se a ter problemas. Os utilizadores encontram-se agora a acusar o Lastpass de propositadamente manter “bugs” sobre os seus programas para impedir que os utilizadores possam exportar as suas senhas ou até eliminar as suas contas.
Um dos bugs relatado no Reddit encontra-se sobre a capacidade de exportar as senhas das contas, algo que o LastPass limita a que possa ser feito apenas pela extensão do navegador da plataforma – o que inclui até mesmo quem esteja a usar a sua conta em dispositivos móveis e não tenha mais a capacidade de alterar.
A piorar a situação, o sistema de exportação das senhas conta com um “bug” que, quando os utilizadores estão configurados para usarem dispositivos móveis e não podem alterar mais o formato das suas contas, ficam também impossibilitados de exportar as senhas.
Este problema verifica-se tanto na extensão para Chrome (e navegadores derivados do Chromium) como também na extensão para Firefox.
A situação complica-se ainda mais se olharmos para as mudanças que foram feitas em 2021. Com estas mudanças, os utilizadores das contas gratuitas deixaram também de ter suporte direto da LastPass – o que impede os mesmos de reportarem os problemas exceto por canais não apropriados, como é o caso dos fóruns da empresa que nem sempre são vistos ou respondidos pelos técnicos da plataforma.
E mesmo nesta capacidade de suporte, o processo é consideravelmente complicado, sendo que o registo no fórum envolve vários passos desnecessários e nem sempre da forma mais simples ou clara. Isto não incluindo o facto que muitos dos tópicos de bugs e problemas reportados nos mesmos nunca são respondidos ou sequer vistos por quem possua a capacidade para resolver os mesmos.
Mas os problemas não se ficam por aqui. Até mesmo na tarefa de eliminar a conta o procedimento encontra-se longe de ser fiável.
O TugaTech experimentou eliminar uma antiga conta da plataforma, usando a informação que se encontra disponível no site da mesma para a tarefa. No entanto, no momento de eliminar a conta, o procedimento simplesmente falha com um “Erro desconhecido”. Testamos o procedimento sobre diferentes navegadores, sistemas e até ligações da Internet, sempre com o mesmo resultado.
Apesar de a empresa não comentar estas indicações, os utilizadores encontram-se a apontar que a empresa aplica bugs desnecessários ou não resolve os mesmos, colocando as senhas dos utilizadores “bloqueadas” no serviço.
De notar que esta prática, a confirmar-se como verdadeira pelas autoridades, poderá ser punida com coimas até 20.000.000 euros ou 4% das receitas da empresa a nível mundial – o que for maior.
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