A LastPass, criadores do gestor de senhas com o mesmo nome, começou a notificar os utilizadores da plataforma para novas regras a nível das senhas que podem ser usadas nas contas do serviço.
De acordo com a empresa, a partir de agora os utilizadores necessitam de usar senhas seguras no acesso aos seus cofres, com um mínimo de 12 carateres. A ideia desta medida será fomentar práticas mais seguras para as contas, e surge depois de vários contratempos na empresa durante o último ano.
A LastPass afirma que as senhas gerais de 12 carateres são permitidas por padrão desde 2018, mas os utilizadores podiam optar por usar senhas menos seguras na prática. Agora essa medida vai ser obrigatória, e passa a ser necessário atualizar a senha de acesso geral para ter um valor mínimo de 12 carateres.
A ter em conta que esta medida começou a ser aplicada desde Abril de 2023 para novas contas, mas agora vai aplicar-se também para clientes que tenham já contas no serviço. A medida vai tornar-se obrigatória já a partir de Janeiro deste ano, com a atualização a ser feita gradualmente durante as próximas semanas para todas as contas.
Ao mesmo tempo, a LastPass afirma que vai começar a validar as senhas, antigas e novas, usadas pelos clientes para a senha geral dos cofres, validando por hashs em senhas comprometidas de antigos leaks ou que tenham surgido pela internet. Os utilizadores são notificados caso tentem usar uma senha nestas condições.
Como parte das medidas para também garantir mais segurança nas contas dos utilizadores, desde Maio de 2023 que passou a ser obrigatório o uso de sistemas de autenticação em duas etapas para acesso aos cofres.
De relembrar que o LastPass foi alvo de roubo de dados em Novembro de 2022, altura em que também se confirmou que algumas senhas gerais de cofres de clientes afetados terão sido comprometidas por não terem segurança aceitável. A LastPass foi ainda fortemente criticada pela forma como lidou com o ataque, bem como a resposta fornecida ao mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!