1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

overclock de processador

 

Por norma, os processadores da Intel não-K são focados em quem pretenda algo básico, e para quem não pretenda aventurar-se em overclocks. No entanto, isso não quer dizer que tal tarefa seja impossível, como o demonstrou o reconhecido “der8auer”.

 

No seu mais recente vídeo, o Youtuber conseguiu espremer ainda mais desempenho de um processador Intel Celeron G6900 Alder Lake, que serão uma versão não-K da linha. Normalmente o overclock nestes chips é praticamente impossível, mas o teste demonstrou que, com a placa mãe certa, tal medida é efetivamente possível.

 

der8auer terá descoberto que, sobre certas placas-mãe mais avançadas no mercado, algumas das funcionalidades da BIOS permitem que seja possível alterar o BCLK (clock base) do processador – algo que, por norma, não seria possível.

Segundo o mesmo, acredita-se que tal funcionalidade nunca tinha sido descoberta porque será improvável que um utilizador coloque um processador de entrada de gama  numa motherboard relativamente cara e avançada.

 

No teste, o overclocker utilizou uma motherboard Asus Maximus Z690 Apex. Com esta foi possível aumentar o clock do CPU Celeron G6900 dos seus tradicionais 3,400 MHz para até 5,337 MHz. Ou seja, temos um aumento de desempenho em quase 57% sem grande esforço, para um processador que, supostamente, não deveria permitir tal overclock.

 

 

Este teste demonstra como, mesmo em hardware mais antigo ou de gamas mais baixas, ainda é possível retirar um excelente desempenho adicional do mesmo com apenas simples overclock.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech