1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Mineração com placas gráficas

 

Está a fazer pouco mais de um ano que a Nvidia tentou resolver o problema da mineração com as suas gráficas ao implementar sistemas de limitação. Estes sistemas reduziam drasticamente a capacidade de mineração das gráficas caso fosse identificado que as mesmas estariam a ser usadas para esse fim.

 

A ideia da Nvidia era que, ao limitar esse desempenho para mineração, quem compra placas gráficas para esse fim ficaria menos incentivado a faze-lo com as gráficas focadas para os consumidores. Estas placas eram conhecidas como sendo a gama Lite Hash Rate (LHR).

 

No entanto, um ano depois, o mercado ainda se encontra com problemas em encontrar gráficas a preços acessíveis, e quem minera criptomoedas ainda o continua a fazer... até mesmo com gráficas LHR.

 

Mesmo que a ideia da Nvidia seja boa, no final esta acaba por não conseguir controlar o problema que se verifica, em parte porque mesmo com a limitação, as placas LHR ainda continuam a ser relativamente boas para esta tarefa.

Além disso, não se encontra apenas o facto que as placas ainda geram lucros mesmo quando limitadas, mas também o facto que a comunidade de mineradores rapidamente descobriu formas de contornar o problema.

 

Como a medida é aplicada a nível do software, não é complicado para quem tenha conhecimentos de realizar mudanças para contornar a limitação, e mesmo que não se tenha acesso total à capacidade da gráfica, existem “mods” que podem ser aplicados nas gráficas LHR que as tornam capazes de minerar a 75-80% da sua capacidade total.

 

No final, mesmo que a Nvidia tenha tido boas intenções em limitar as placas para o mercado da mineração, a sua implementação ainda se encontra longe de ser perfeita. E tendo em conta que o mercado ainda se encontra complicado para encontrar gráficas a preços decentes, de todo parece que estas tiveram qualquer impacto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech