1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Loja online para compras

 

A Internet é um lugar cheio de possibilidades, e uma delas encontra-se nas compras online. Não é difícil encontrar lojas pela internet que fornecem os mais variados produtos e serviços... no entanto nem todas devem ser tidas como seguras.

 

Existe muita loja criada unicamente para tentar enganar os consumidores, seja aproveitando outros nomes de marcas conhecidas no mercado, ou até como lojas inteiramente novas. É sempre necessário ter atenção ao lugar onde se encontra a comprar os produtos, mas nem sempre a tarefa de verificar se uma loja é fidedigna ou não é um processo simples.

 

Neste artigo iremos verificar alguns pontos que deve ter em conta na hora de realizar uma compra, para garantir a segurança no momento de realmente pagar.

 

> Tenha atenção ao site

 

A maioria das lojas online falsas são criadas com o objetivo de enganar os utilizadores, e portanto, estas costumam ser feitos de forma “apressada” e com erros. É visível a falta de cuidado no desenvolvimento do site, falhas ou outros erros que não deveriam acontecer.

Por exemplo, uma loja que possui links para redes sociais, mas depois esses links não funcionam realmente, é algo que deve levantar suspeitas. Ou quando uma loja tenta imitar outra mais conhecida no mercado, com aspetos similares.

 

Outro ponto de alerta será a falta de Termos e condições de uso das lojas e das compras, ou poucos detalhes sobre esses sistemas, ou a falta de informação clara sobre a politica de reembolso dos produtos.

 

Veja também reviews da loja nas redes sociais ou pela internet em geral. Por vezes, pesquisar pelo nome da loja ou o domínio pode dar bastantes indicações sobre se a loja é verdadeira ou não.

 

> Quando a oferta é demasiado boa para ser verdade...

 

Se encontrou um produto que se encontra a um preço na maioria das lojas, mas num site em particular encontra com descontos consideravelmente elevados, é também um alvo de suspeitas.

O ditado diz: quando é bom demais para ser verdade... aplica-se esse caso aqui, onde um desconto consideravelmente elevado no preço possivelmente será algo demasiado bom para realmente ser verdade.

 

Sem dúvida que pode encontrar descontos e ofertas mais baratas, mas quando essa oferta é demasiado elevada face ao valor “normal” no restante mercado, será algo a ter em atenção.

 

> Cuidado na hora do pagamento

 

Quando for altura de realizar o pagamento, verifique bem a forma como os conteúdos são pedidos. A maioria dos sites devem fornecer diferentes métodos de pagamento, e devem ser autênticos.

Por exemplo, se um site pedir os dados de um cartão de crédito, possivelmente deve ter de os indicar numa plataforma segura que se encontre associada à rede do cartão. Ou se for por PayPal, o login deve ser feito diretamente no site da plataforma escolhida.

 

pagamento em loja online

 

Nunca introduza dados sensíveis diretamente em sites desconhecidos. Se tiver de realizar uma compra e não esteja certo sobre a validade do site, tente usar um cartão virtual criado a partir do MBWay, com limites rígidos sobre o que pode ser retirado. Dessa forma, mesmo que o cartão seja comprometido, evita perdas consideravelmente mais avultadas.

 

Se verificar que a loja em questão é uma fraude, e depois de realizar o pagamento, entre em contacto imediatamente com as autoridades e exponha a situação – além de contactar também a sua entidade bancária.

 

> Acima de tudo, mantenha-se atento.

 

A principal recomendação que se pode tirar será uma: mantenha-se atento. A maioria das lojas falsas são criadas com pouco cuidado, com falhas claras e a aproveitarem-se de outros nomes conhecidos no mercado.

 

Acima de tudo, mantenha o olho atento a pequenos descuidos que podem ser verificados antes de realmente dar qualquer informação para a loja.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech