1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Dia de São Valentim digital

 

O Dia de São Valentim costuma ser uma das alturas mais românticas para muitos, mas também pode ser para dar algumas dores de cabeça, sobretudo no mundo virtual. Como acontece todos os anos, é nestas alturas que acontecem sempre aumentos no número de ataques e esquemas a tentar enganar os utilizadores, pelo que convêm manter os olhos atentos.

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa de segurança Check Point, este ano regista-se um aumento considerável no número de ataques envolvendo o Dia dos Namorado em comparação com anos anteriores.

 

Os investigadores afirmam que se regista um aumento de quase 200% no número de esquemas verificados desde o início de Fevereiro, e associados com o dia de são Valentim. A maioria dos esquemas tentam aproveitar a data festiva para realizarem roubos de dados pessoais, cartões de crédito e para distribuição de malware/ransomware.

 

Um dos exemplos disto encontra-se sobre sistemas de “cartões virtuais”, onde os utilizadores podem carregar em links específicos para acederem a cartões criados para este dia – mas que podem ao mesmo tempo ser usados para esquemas dos mais variados formatos, nomeadamente com roubo de informações pessoais.

 

Também se regista um aumento no número de esquemas usando falsas lojas para a venda de produtos do dia, desde flores a chocolates. O objetivo neste caso passa por enganar os utilizadores na compra de presentes online, roubando a informação dos mesmos.

 

Outro esquema que tem vindo a regista um grande aumento encontra-se sobre a conversação direta com as vítimas. Os atacantes podem criar perfis falsos para tentarem ganhar a confiança das vítimas, mantendo conversas durante dias ou meses, para no final levarem ao roubo de avultadas quantias de dinheiro – sobre os mais variados pretextos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech