1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia vs Ucrânia

 

Como forma de atrasar a invasão por parte das entidades Russas, a Ucrânia encontra-se agora a requerer uma nova medida que, ser realizada, pode causar graves impactos na forma como a Rússia se interliga com o resto do mundo.

 

De acordo com o portal Rolling Stone, as autoridades ucranianas terão pedido à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade responsável pela gestão de domínios na Internet, para remover da raiz dos sistemas os domínios associados com a Rússia, bem como desativar os servidores DNS que se encontram no pais.

 

Ou seja, as autoridades pretendem que basicamente toda a infraestrutura de DNS e domínios da Rússia seja completamente desligada da Internet mundial, o que poderia ter sérias consequências de deixar o pais completamente “offline”.

 

Caso as medidas sejam aprovadas, ninguém poderá aceder a sites e sistemas na Rússia ou em domínios russos. Além disso, os utilizadores dentro do pais também deixariam de ter a capacidade de se ligar a outras partes do mundo, a menos que tenham uma ligação estável para tal.

 

A conhecida “root zone” do DNS é um elemento fundamental para o funcionamento da Internet, responsável por gerir os pedidos de domínios a nível mundial – como os .com, ou neste caso, os .ru. Ao remover este registo da “root zone”, os domínios russos deixariam de funcionar ou de permitir ligações de forma regular pela Internet.

 

Andrii Nabok, representante da ICANN na Ucrânia, afirma na mensagem enviada para a entidade que as forças militares russas encontram-se a causar graves distúrbios sobre a capacidade da Ucrânia em ligar-se à Internet. Colocar a Rússia “offline” iria ajudar a evitar os ataques, bem como a propagação de desinformação.

 

No entanto, esta medida pode ter sérias consequências, e existe uma forte possibilidade que a ICANN venha a negar o mesmo. O pedido pode ter sérios impactos na própria estabilidade da Internet para o futuro, e pode ser considerado algo mais danoso do que propriamente benéfico para a Ucrânia.

 

Além disso, o pedido aponta ainda para que sejam revogadas todas as assinaturas digitais usadas para autenticar os domínios russos na Internet, o que pode ter sérias consequências para a segurança das ligações não apenas na Rússia.

 

Vários especialistas apontam ainda que manter o acesso livre a informação da Internet é um dos principais meios de defesa contra a propagação de conteúdos falsos ou enganadores por parte do regime russo, e que o simples bloqueio das ligações na Rússia não iria resolver inteiramente o problema – ou poderia até agravar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech