1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Sputnik e RT Russia

 

Acompanhando as medidas que têm vindo a ser aplicadas sobre as plataformas de notícias RT e Sputnik, e depois de as principais operadoras nacionais terem começado a bloquear os canais televisivos das suas ofertas, os sites parecem encontrar-se agora também com problemas de acesso.

 

Tanto o site da RT como da Sputnik encontram-se a apresentar mensagens de erro de carregamento quando se realiza a ligação a partir da Vodafone e MEO. Até ao momento ainda se desconhece se terá sido um bloqueio das operadoras, mas o TugaTech conseguiu validar que ambos os sites estão a carregar corretamente quando se altera os DNS padrão das operadoras para outros públicos (Google DNS, Cloudflare DNS, entre outros).

 

carregamento do site da RT

 

A partir da NOS o bloqueio também começou recentemente a ser aplicado, estando igualmente inacessível durante o dia de hoje.

 

A medida encontra-se diretamente relacionada com a lei EU 2022/350, que foi recentemente aprovada para o bloqueio das plataformas RT e Sputnik em território da União Europeia.

 

É importante sublinhar que esta medida surge na mesma altura em que a Comissão Europeia decidiu banir ambas as plataformas da Europa, e depois de plataformas como o YouTube e a Meta também terem começado a banir as mesmas de vários países.

 

Até ao momento não existe uma confirmação se a inacessibilidade estará relacionada com os sites ou pelas operadoras nacionais.

 

Atualização (03/03/2022): Adicionada a confirmação de bloqueio também sobre a NOS.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech