1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Placa gráfica da Nvidia

 

A Nvidia encontra-se a preparar para a chegada das novas placas RTX 4000, que certamente devem contar com várias melhorias de desempenho. No entanto, se tivermos em consideração os mais recentes rumores, também poderemos esperar que estas placas venham a ser umas verdadeiras consumidoras de energia.

 

Segundo alguns leaks revelados das novas placas, estas podem vir a necessitar de quase 600W para funcionarem corretamente. Este valor deverá ser atingido pelas placas de topo da linha, como a RTX 4080 e 4090, com o total de energia necessário pela placa para funcionamento (em load).

 

Curiosamente, existe mesmo a indicação que os futuros modelos mais avançados da linha, como a RTX 4090 Ti, pode vir a atingir quase 800W de consumo total de energia. Ou seja, para quem esteja a pensar realizar o upgrade da sua placa gráfica para um destes novos modelos, possivelmente terá de acompanhar o sistema com uma fonte de elevada capacidade.

 

De acordo com o portal Igor's Lab, alguns OEMs estão a receber placas da Nvidia para testar os componentes e coolers que atingem os 600W em load completo. Obviamente, este valor não seria permanente, mas sim com a placa a realizar o seu máximo de processamento – ainda assim, um valor consideravelmente elevado face às placas existentes.

 

Estas placas podem contar com ligações 12VHPWR, que são basicamente as novas ligações de energia auxiliar para o PCIe 5.0, e as quais podem fornecer, por si só, 600W.

 

Para os fabricantes, estes parecem também focados em criar coolers que venham a ter capacidade de dissipar todo o calor gerado por estes “monstros” gráficos. Isto porque, para processar toda essa capacidade de energia, possivelmente será necessário algo robusto para arrefecer os restantes componentes – e existem mesmo fabricantes que podem estar a ponderar o uso de sistemas de water cooling para tal.

 

Seja como for, será importante referir que todas as informações conhecidas até ao momento partem apenas de rumores, e ainda nada oficial foi confirmado pela Nvidia ou pelos seus fabricantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech