1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows em limpezas

 

Não existe como negar que tanto o Windows 10 como o Windows 11 surgem com várias novidades, ao mesmo tempo que surgem com mais bloatware que nunca. A Microsoft integrou em ambos os sistemas um conjunto de aplicações que podem ser consideradas totalmente desnecessárias para muitos.

 

No entanto, mesmo que sejam removidas do menu inicial do sistema, estas ainda permanecem instaladas no mesmo, ocupando espaço valioso e, por vezes, até recursos. Existe ainda a questão que nem sempre essas funcionalidades são uteis para o utilizador, como é o caso do OneDrive se os utilizadores não fazem uso dessa função.

 

A pensar nisso, existe o script Windows10Debloater. Apesar de ter no seu nome a indicação do Windows 10, este script pode também ser usado no Windows 11, e possui um único objetivo: remover todo o bloatware do sistema operativo – ou pelo menos aquilo que a Microsoft permite.

 

Tudo o que o utilizador necessita de fazer é abrir um Terminal do Windows com permissões de Administrador, e executar o seguinte comando:

iwr -useb https://git.io/debloat|iex

 

NOTA: O TugaTech não recomenda que sejam executados scripts sobre o terminal a partir da web, a menos que se conheça a sua fonte. Neste caso, o link redireciona apenas para o script de instalação do programa no Github, sendo que todo o código associado ao mesmo pode ser visto aqui.

 

Uma vez executado, o comando abre uma pequena e simples interface gráfica que permite realizar as mais variadas ações. Por exemplo, poderá remover o Edge de ser o leitor de PDFs por padrão, ou remover o bloatware do sistema com apenas um clique.

 

Antes de realizar qualquer ação, é recomendado que realize também um backup de dados importantes – apesar de o script ser relativamente seguro, nunca é demais para prevenir de problemas. Usar o sistema de Restauro do Windows também será recomendado, para criar um ponto de restauro para o caso de alguma configuração ser incorretamente modificada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech