1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

código fonte sob ataque

 

Qualquer vulnerabilidade considerada como zero-day pode ter graves impactos para os utilizadores, e levar a roubos de dados ou ataques dos mais variados géneros se não for corrigida a tempo. E recentemente surgiu mais um exemplo disso com uma popular framework para Java, conhecida como Spring.

 

A 30 de Março de 2022 começaram a surgir rumores de uma possível falha que poderia permitir executar código de forma remota, focada na Framework Spring. O ataque focava-se no Spring Core da framework, e se explorada, poderia permitir aos atacantes executar código de forma remota no mesmo.

De notar que a Spring é gerida por uma empresa subsidiária da VMWare, sendo usada em várias aplicações no mercado, baseadas no código Java. Tendo em conta que se trata de um modulo open source, é largamente ativo pela comunidade de programadores.

 

Apesar de a investigação da falha ainda se encontrar a ser feita por vários investigadores de segurança, a empresa Rapid7 já confirmou que a mesma se encontra ativa e pode afetar sistemas que fazem uso desta framework. Num dos exemplos de teste, os investigadores conseguiram explorar a falha através de um servidor baseado em Tomcat.

 

Através da exploração da mesma, atacantes podem colocar ficheiros maliciosos nos sistemas, que depois podem ser usados para aceder aos conteúdos das máquinas.

Apesar de a mitigação do problema ainda se encontrar a ser analisada, os programadores são aconselhados a manterem o código das suas aplicações atualizados para as versões mais recentes, que futuramente devem incluir as correções da falha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech