O mercado conta com dois tipos de entradas principais para os smartphones: aqueles que usam USB e os dispositivos da Apple. Isto porque a Apple ainda se mantém com a ideia de usar as portas Lightning para o futuro, e todos os dispositivos atualmente existentes da empresa da linha iPhone contam com esta entrada.
A medida já levou muitos engenheiros a criarem “mods” para adaptar entradas USB-C ao iPhone. No entanto, alguém teve agora a ideia contrária de adaptar a porta Lightning para um dispositivo Android.
O engenheiro Ken Pillonel decidiu fazer isso mesmo, adaptando um dispositivo Android para poder usar a entrada Lightning da Apple no mesmo. Neste caso, terá sido usado um Samsung Galaxy A51, sendo que a porta funciona tanto para carregamento como para transferência de dados – mas claro, existem alguns pontos a ter em conta.
Segundo o engenheiro, este projeto está longe de ser simples. Na verdade, o mesmo verificou vários problemas logo à partida. E claro, este género de “mod” está longe de se tornar algo que os utilizadores vão querer para o dia a dia.
Isto ocorre porque o sistema da Apple encontra-se bastante focado em ser usado apenas em dispositivos da Apple. Tanto a entrada como o cabo de carregamento Lightning são “inteligentes” para identificar o dispositivo onde se encontram ligados, e como tal qualquer coisa que não seja da empresa é logo rejeitado.
Mesmo que este pequeno projeto seja apenas para demonstrar as possibilidades de tal, não deixa de ser impressionante o simples facto que a porta pode ser usada na normalidade – ou quase – no dispositivo totalmente diferente do esperado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!