1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

galáxia HD1

Se anda de olhos no céu, esta semana foi cheia de novidades. Isto porque foi recentemente descoberta uma galáxia que, segundo os cientistas, poderá ser a mais distante alguma vez identificada.

De acordo com a Forbes, investigadores no Japão afirmam ter descoberto uma galáxia distante que pode datar praticamente da altura do Big Bang, uma das mais antigas que existe registo histórico. Apelidada de HD1, esta galáxia estima-se que tenha cerca de 13.5 mil milhões de anos, apenas 300 milhões de anos depois do Big Bang.

Até agora a galáxia mais antiga que se conhecia era a GN-z11, que fica assim 100 milhões de anos mais “nova” face a esta recente descoberta. Os investigadores acreditam que a HD1 deve contar com algumas das primeiras estrelas que foram formadas no Universo, que apesar de ter números que parecem “grandes”, do ponto de vista astronómico são relativamente pequenos.

Os dados da HD1 foram obtidos através da leitura de quase 1200 horas de observações em diferentes telescópios, e os cientistas acreditam que os dados recolhidos até ao momento estão 99.9% corretos. No entanto, ainda pretendem ter a certeza de 99.999% ou melhor.

É possível que os investigadores tenham essa certeza quando o telescópio James Webb Space começar a usar os seus sensores infravermelhos para analisar o espaço longínquo.

Nenhum comentário