Se atualizou recentemente o Microsoft Edge para a versão 105, é possível que tenha problemas no arranque do mesmo. Ao que parece, a atualização veio com algumas dores de cabeça para os utilizadores, que deixaram em alguns sistemas de conseguir arrancar o mesmo corretamente.
Desde que a Microsoft lançou a nova versão do Edge, vários utilizadores têm vindo a confirmar problemas no arranque do mesmo. O navegador simplesmente bloqueia durante o arranque, impedindo o uso. Este problema apenas começou a ocorrer depois de a atualização para a versão 105 ter sido fornecida, e não afeta todos os sistemas.
Pouco depois, veio a ser confirmado que a falha deriva de uma antiga política de grupo que, em certos sistemas, pode ter permanecido configurada – e se encontra agora a causar o problema.
Em causa encontra-se a política “MetricsReportingEnabled”, que normalmente é usada para configurar um sistema para enviar ou não os dados para a Microsoft sobre o bloqueio ou crash do navegador. No entanto, independentemente da mesma estar ativa ou não, nos sistemas onde esta se encontra sobre o registo do Windows, leva a problemas.
O Edge simplesmente entra em suspensão pouco depois de ser arrancado, antes de terminar o processo por algum motivo.
Os utilizadores que estejam a verificar o problema devem, a partir do Editor de Registo do Windows, remover o registo do “MetricsReportingEnabled”. Isto deve ser feito em “HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Edge” ou “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Edge”, dependendo da versão.
De notar que existem várias aplicações que podem criar este registo, mesmo que já não estejam em uso, associadas com alterações nas configurações do sistema para garantir mais privacidade. A maioria dos utilizadores que verificam a falha teriam usado este género de aplicações no passado.
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