1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

CutefishOS

 

Com tantas distros de Linux disponíveis no mercado, por vezes torna-se complicado escolher qual a melhor para cada um. Por isso mesmo, deve-se testar até se encontrar aquela que será mais ajustada para o uso que cada um faça dos seus sistemas.

 

Para quem goste de minimalismo ou simplicidade, a CutefishOS é uma excelente opção a ter em conta. Esta distro do Linux ainda se encontra em desenvolvimento, tendo sido lançada oficialmente em Setembro de 2021, mas ao longo dos meses têm vindo a receber cada vez mais atualizações.

 

Recentemente esta recebeu a nova versão 0.8 Beta, que conta com um conjunto de novidades como a nova loja de aplicações e melhorias no Explorador de Ficheiros.

O CutefishOS possui traços que, para os mais dedicados, podem lembrar o elementaryOS ou o Deepin, mas que também integra as suas próprias características. Uma delas será a semelhança com o macOS, portanto pode ser uma aposta para quem esteja a migrar do sistema da Apple para Linux.

 

cutefishOS sistema principal

 

O CutefishOS conta com a sua própria interface, apelidada de CutefishDE, sendo que se foca em ser simples e minimalista, com ícones claros e uma interface agradável para a vista. Esta é inteiramente compatível com os pacotes para Debian.

 

interface do cutefishOS

 

O sistema conta com várias aplicações integradas por padrão, mas os utilizadores podem usar a loja de aplicações integrada no mesmo para expandir esta oferta para qualquer pacote que se encontre na mesma.

 

O CutefishOS ainda se encontra longe de ser uma distro estável para o uso no dia a dia, ou perto de estar concluída, mas será certamente algo a ter sobre olho para quem pretenda um sistema simples e minimalista.

Caso pretenda testar a mesma, o download pode ser realizado a partir do site oficial do projeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech