Os utilizadores da PlayStation 5 terão brevemente algumas novidades que vão tornar o uso da consola ainda melhor, com a chegada do suporte a VRR (Variable Refresh Rate) ou taxa de atualização variável.
Esta nova funcionalidade vai começar a chegar em breve para a consola da Sony, permitindo que os utilizadores tenham uma ainda melhor experiência de jogo nos monitores suportados. De acordo com o comunicado da empresa, esta novidade deverá ser disponibilizada a nível global durante esta semana, sendo que irá melhorar o desempenho da consola em jogos e TVs compatíveis com o HDMI 2.1 VRR.
De relembrar que esta tecnologia permite realizar a sincronização dinâmica de taxa de atualização de forma a eliminar artefactos visuais dos jogos, garantindo assim uma maior fluidez da imagem e melhorando toda a experiência para os utilizadores finais.
A funcionalidade deve ser ativada automaticamente para todos os utilizadores, mas estes podem optar por desativar a partir das definições da consola – caso assim o pretendam.
A empresa também sublinhou que, para tirar total proveito do VRR, os jogos necessitam de ser adaptados para suportar a tecnologia. De momento a lista de títulos compatíveis ainda é algo reduzida, incluindo os seguintes nomes:
- Astro’s Playroom
- Call of Duty: Vanguard
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Destiny 2
- Devil May Cry 5 Special Edition
- DIRT 5
- Godfall
- Marvel’s Spider-Man Remasterizado
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
- Resident Evil Village
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Tribes of Midgard
No entanto, espera-se que esta lista venha a aumentar durante os próximos meses, conforme mais programadores atualizem os seus jogos para a funcionalidade.
Existe a possibilidade de forçar a ativação do VRR para todos os jogos, no entanto isso também pode causar efeitos indesejados a nível visual, portanto será algo que os utilizadores necessitam de verificar em cada titulo que joguem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!