1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em espionagem

 

Um grupo de investigadores revelou recentemente uma nova campanha de espionagem que pode, durante anos, ter afetado algumas das maiores empresas a nível mundial.

 

De acordo com a descoberta dos investigadores da empresa de segurança Cybereason, uma nova campanha de espionagem, apelidada de “CuckooBees”, e alegadamente suportada por entidades com ligações ao governo chinês, terá durante anos analisado informações de várias empresas e fabricantes dos EUA e vários países nos mais variados setores.

 

Apesar de o relatório da empresa de segurança não citar nomes concretos, as empresas encontram-se localizadas nos EUA, Europa e Ásia. A espionagem acredita-se ter sido levada a cabo por um grupo conhecido como APT 41.

 

Os investigadores apontam que o “CuckooBees” tinha como objetivo roubar informações privilegiadas de grandes empresas, além de tentar ocultar todas as suas atividades o melhor possível dentro das infraestruturas das empresas. Quando uma empresa era visada para ataque, o mesmo apenas terminava quando os sistemas eram efetivamente comprometidos.

 

A investigação dos ataques terá durado mais de 12 meses, com milhares de documentos e informações sensíveis a terem sido roubadas durante este período. O mais preocupante terá sido que, em muitos casos, as empresas nem sabiam que estavam a ser espiadas e que as informações estariam a ser recolhidas.

 

Os primeiros casos do ataque dentro desta campanha começaram em 2010, sendo que o volume de entidades afetadas tem vindo a aumentar desde então. Os investigadores afirmam ainda que o malware era instalado nos sistemas sobre a forma de um rootkit, consideravelmente difícil de identificar por software de segurança tradicional.

 

O ataque era, em muitas ocasiões, usado através de falhas que existiam em outras aplicações sobre as infraestruturas das empresas. Estas falhas eram aproveitadas para integrar o malware nos sistemas de forma indetetável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech