Depois de quase dez anos em construção, e desde que os planos iniciais foram revelados, a Google finalmente encontra-se a abrir o seu campus na área de Bay View.
O campus tinha sido oficialmente revelado pela empresa em 2013, sendo que este é o primeiro que foi inteiramente desenvolvido pela própria Google – e é bastante diferente do que estamos habituados das sedes da empresa.
A primeira diferença encontra-se logo sobre o telhado da infraestrutura, que se apresenta com pequenas ondas, mas estas possuem a sua própria utilidade. O telhado encontra-se desenvolvido com mais de 90.000 painéis solares, que permitem ao campus gerar quase 7 megawatts de energia, ou seja, cerca de 40% das necessidades energéticas de todo o edifício.
Um campo de energia eólica nas proximidades irá fornecer o resto do necessário para que toda a estrutura seja autossustentável de forma energética, e o mais amiga do ambiente possível. Existe ainda um conjunto de janelas inteligentes, que foram projetadas para garantir a entrada do máximo de luz possível, ao mesmo tempo que todo o ar fresco no interior da estrutura é filtrado do exterior.
Todo o aquecimento e arrefecimento do edifício será feito por uma central geotérmica perto do local, uma das maiores na América do Norte, e que permite realizar estas tarefas sem recorrer a combustíveis fósseis.
Os primeiros funcionários devem começar a chegar a esta nova sede durante os próximos meses, sendo que a empresa espera expandir o centro para mais setores no mesmo período.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!