1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple acessibilidade

 

A Apple tem vindo a melhorar consideravelmente as funcionalidades focadas em acessibilidade com cada nova geração do iOS, mas ainda existe muito trabalho a ser feito neste sentido. E como tal, a empresa espera dar mais um passo com a chegada de um conjunto de novas funcionalidades com foco para este tema.

 

A Apple revelou que vai adicionar em breve várias funcionalidades nos seus dispositivos, focadas em melhora a acessibilidade do mesmo e a tornar os equipamentos da marca mais simples de serem usados, por todos.

As novidades vão chegar a sistemas Mac, iPhone, iPad, e ao Apple Watch. Estas focam-se a ajudar os utilizadores com problemas auditivos ou motores, tornando o sistema e as suas funcionalidades mais simples.

 

A primeira novidade será o novo sistema de identificação de portas, que vai ajudar os utilizadores com problemas visuais a navegarem mais facilmente dentro de um edifício. Usando o sensor LiDAR, e a IA da Apple, os novos iPhones e iPads poderão identificar as portas que os utilizadores estejam próximos, lendo as placas ou informações existentes.

 

A funcionalidade também indica ao utilizador onde a porta se encontra, a distancia até à mesma e se está aberta ou não, juntamente com o tipo de puxador – se é para puxar, empurrar, etc.

 

 

Para os utilizadores com problemas auditivos, a Apple encontra-se agora a revelar também o novo sistema de legendas automáticas para o sistema. Este sistema é similar ao que já existe nas versões recentes do Android, e basicamente permite adicionar legendas automáticas que traduzem tudo o que seja reproduzido no dispositivo.

 

Este sistema integra-se também com as próprias funcionalidades da Apple, como é o caso do FaceTime, identificando os participantes e quem diz o quê dentro da conversa.

Já em sistemas Mac, estas legendas podem ler em voz alta as respostas escritas em tempo real – por exemplo, numa aplicação de mensagens. Infelizmente este sistema apenas se encontra disponível, por agora, em Inglês, devendo ficar disponível até ao final do ano nos EUA e Canadá.

 

 

Por fim, o Apple Watch também deverá receber algumas novidades. A primeira encontra-se apelidada de “Mirroring”, que vai permitir aos utilizadores navegarem pelo sistema do Apple Watch usando apenas gestos com o pulso, sem terem de diretamente interagir com o ecrã.

Pode ainda ser usado em conjunto com outras funcionalidades do iPhone, como é o caso da deteção dos gestos com a cabeça

 

Outra novidade encontra-se nas ações rápidas, que vai permitir aos utilizadores usarem simples movimentos com os dedos para determinadas ações dentro do sistema. Esta funcionalidade já tinha sido revelada de certa forma o ano passado, mas agora chega com ainda mais ações possíveis de serem feitas.

 

Por exemplo, pressionar com dois dedos o ecrã pode fazer o sistema avançar para o próximo menu ou iniciar uma atividade. No entanto, a lista de possíveis ações e gestos é consideravelmente mais longa.

 

Espera-se que estas novidades comecem a chegar aos sistemas da Apple durante os próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech