1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

WhatsApp Hacker

 

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens e comunicação mais usadas por todo o mundo, e também uma das mais atrativas para os atacantes tentarem enganar vítimas desatentas.

 

Existem vários esquemas que tentam tirar proveito do desconhecimento dos utilizadores para enganar os mesmos, mas um tem vindo recentemente a ganhar destaque, sobretudo por permitir o roubo das contas com apenas uma chamada.

 

De acordo com o portal Gizchina, a empresa de segurança CloudSEK revelou ter começado a verificar um novo género de esquemas focados em roubar as contas do WhatsApp dos utilizadores, sendo que tudo o que as vítimas precisam de realizar para serem alvo do mesmo é atender uma chamada.

 

O esquema começa quando a vítima é contactada para ligar para um número de telefone especifico. Normalmente este esquema começa a partir de uma conta comprometida do WhatsApp que se encontra a fazer passar como amigo ou contacto direto do suporte do WhatsApp.

No entanto, se o utilizador ligar para o número que é fornecido, está automaticamente a fornecer o acesso da sua conta a terceiros, verificando que é realizado o logout da conta no seu dispositivo. A partir deste momento, a conta encontra-se em controlo dos atacantes, que a partir dai podem requerer dinheiro para que o utilizador obtenha novamente acesso – ou usam a conta para propagar spam e mais esquemas para os contactos.

 

Este género de esquemas não é inteiramente novo, mas, em simultâneo, têm vindo a aumentar consideravelmente ao ponto de existirem cada vez mais vítimas que acabam por cair no mesmo, entregando os seus detalhes e contas para os atacantes sem realmente se aperceberem - até ser tarde demais.

 

Não existe uma forma concreta de prevenir este género de ataques, para além de os utilizadores evitarem ligar para números desconhecidos ou até atenderem chamadas do WhatsApp a partir de fontes desconhecidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech