1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware sobre código

 

Um novo malware focado para o sistema Android tem vindo a chamar à atenção dos investigadores de segurança, estando a alastrar-se para um volume crescente de vítimas.

 

Apelidado de “SMSFactory”, este novo malware para Android possui como objetivo infetar os dispositivos das vítimas, e subscrever os mesmos a serviços premium de subscrição sem que as mesmas notem. Este malware é capaz de realizar todas as atividades em segundo plano e de forma silenciosa, sendo que as vitimas apenas iriam notar que algo estaria mal ao analisarem o saldo dos seus cartões ou a fatura no final do mês.

 

Até ao momento ainda se desconhece o número exato de dispositivos infetados no mercado, mas os investigadores afirmam que o malware tem vindo a propagar-se em peso nas últimas semanas. Em parte, esta propagação pode ter vindo a aumentar visto que o malware tenta ocultar ao máximo as suas atividades, sendo bastante complicado de identificar as mesmas – além de que existe a possibilidade que a maioria do software de segurança não identificar as aplicações como maliciosas devido à ofuscação dos conteúdos e atividades.

 

De acordo com a empresa de segurança Avast, o malware já foi identificado em vários países, entre os quais a Turquia, Rússia, Ucrânia e Brasil. No entanto, a lista de países com dispositivos afetados pode ser consideravelmente mais extensa.

O malware propaga-se sobretudo por esquemas de downloads maliciosos a prometerem acesso a contas pagas em vários serviços online e em hacks de jogos para Android.

 

propagação de malware

 

Como sempre, a melhor forma de proteção será ter-se atenção aos locais de onde são descarregadas aplicações, sendo sempre recomendado o uso da Google Play Store para esta tarefa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech