Recentemente foi revelado que a AMD poderia ter sido alvo de um roubo de dados, através de um ataque de ransomware. O roubo teria sido confirmado pelo grupo conhecido como “RansomHouse”, o qual alega ter mais de 450GB de dados em sua posse.
Segundo o portal RestorePrivacy, que analisou alguns dos dados divulgados pelos atacantes, o acesso teria sido feito a partir de terminais dos funcionários, em parte devido a estes terem senhas relativamente simples nas suas contas – o que facilitou a tarefa.
O grupo também indica nas notas do ataque que a AMD possui uma fraca segurança a nível das contas das suas redes internas e dos seus funcionários.
É importante sublinhar, no entanto, que ainda não existe uma confirmação oficial de que os dados sejam realmente pertencentes à AMD. Em resposta ao ataque, a AMD afirma que se encontra a investigar o caso, mas ainda não deixa qualquer comentário sobre se os dados são reais ou não.
De referir também que o grupo RansomHouse é relativamente novo no mercado dos ataques de ransomware, e até agora possui uma lista relativamente pequena de alvos atacados – na sua maioria pequenos websites e empresas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!