1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Computador sobre férias

 

Férias é sinónimo de descanso, de desligar, sair da rotina e descontrair, mas, enquanto aproveita o calor, o sol e a natureza, não relaxe a sua segurança no mundo online. O cibercrime não tira férias e está sempre à espreita.

 

Mesmo de férias, hoje já não conseguimos desligar totalmente do mundo digital, seja das redes sociais, seja da navegação para procurar trajetos mais rápidos para a praia, seja até dos QR Codes para ler menus de restaurante. Para evitar surpresas indesejáveis, proteja-se e aproveite as suas férias com a máxima segurança, não esquecendo várias dicas importantes.

 

Quando em locais públicos, evite usar os seus equipamentos tecnológicos, como telemóvel, tablet e computador, e ligar-se a redes WiFi públicas, como as de restaurantes, cafés e hotéis, que geralmente apresentam níveis de segurança mais baixos. Em caso algum aceda ao seu homebanking através de uma dessas redes.

 

Proteja a sua identidade e as suas contas e evite expor-se em demasia nas redes sociais. Tenha atenção na salvaguarda das suas credenciais de acesso às suas contas de e-mail, redes sociais, etc. e não abra mensagens ou emails de fontes desconhecidas. Para identificar mensagens suspeitas, fique atento a possíveis erros ortográficos, à utilização de links nas mensagens e à presença de ficheiros estranhos como anexo. Leia com atenção e, na dúvida, não avance e elimine a mensagem ou email.

 

De acordo com a S21sec, os dados mais recentes mostram que houve um aumento de 350% na criação de domínios maliciosos que se fazem passar por marcas e organizações.

 

Proteja sempre os seus equipamentos com passwords ou pins, para garantir que, em caso de perda ou roubo, a sua informação pessoal e confidencial presente nesses equipamentos, por exemplo no seu telemóvel, não é facilmente acessível por terceiros. Fatores como roubo de credenciais, ataques de phishing ou má utilização da tecnologia contribuíram para que informação relevante tenha sido obtida por agentes maliciosos e utilizada para fins ilícitos.

 

Evite reservar viagens ou efetuar quaisquer outras compras online em sites pouco fidedignos, privilegiando sempre os fornecedores mais reconhecidos no mercado, e mantenha especial atenção aos métodos de pagamento. Por último, antes de partir, atualize todos os seus equipamentos e garanta que tem instalado o antivírus em todos eles.

 

A adoção destas boas práticas de cibersegurança poderá ajudar a mitigar o risco de ser alvo de ciberataques que lhe estraguem as tão merecidas férias. Desligue com a máxima segurança e aproveite as suas férias ao máximo!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech