Os utilizadores do TikTok na Europa irão brevemente começar a receber publicidade personalizada sobre a plataforma, independentemente da atividade que realizem sobre a mesma. Esta medida irá ser aplicada a todos os utilizadores do TikTok que tenham 18 ou mais anos.
No entanto, a parte mais interessante será que esta medida será aplicada quem os utilizadores tenham consentido receber essa publicidade personalizada ou não – e como seria de esperar, nem todos estão contentes com a decisão.
Esta nova decisão vai começar a ser realizada pela empresa a partir de 13 de Julho de 2022. Os utilizadores que tenham autorizado a recolha de dados para fins de publicidade direcionada podem ainda remover o consentimento, o que elimina também os dados recolhidos, mas apenas até ao dia 13 de Julho de 2022 – onde dai em diante será sempre apresentada publicidade personalizada.
Esta nova medida faz parte das alterações que o TikTok tem vindo a realizar sobre o seu modelo de negócio, nomeadamente na forma como apresenta publicidade aos utilizadores. Até agora os utilizadores poderiam escolher se pretenderiam receber publicidade baseada nas suas atividades ou não, mas isso deixa de ser possível a 13 de Julho.
A publicidade futura que seja apresentada na plataforma vai ter por base as atividades dos utilizadores dentro da mesma. Obviamente, isto não está a ser bem recebido por alguns utilizadores e grupos de proteção da privacidade online, em parte porque a plataforma não deixa o controlo da gestão dos dados para os utilizadores.
Existe ainda a questão relativa à recolha de dados do TikTok, que algumas entidades apontam que será uma prática que a empresa realiza de forma pouco cuidada, e que tem vindo a ser alvo de críticas praticamente desde que a plataforma começou a ganhar popularidade no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!