Quer se goste ou não, a publicidade é uma das formas de receitas para muitas entidades, e na indústria dos videojogos isso não será exceção. Muitos jogos disponíveis no mercado, sobretudo os gratuitos, integram algum género de publicidade nos mesmos – seja para a compra de itens in-game ou até para compras externas.
E parece que a EA pretende apostar em força neste conceito, tendo em conta que registou recentemente uma nova patente com uma tecnologia interessante para apresentação de publicidade.
A patente da empresa, revelada pelo portal VGC, será uma espécie de publicidade personalizada, mas tendo como base a forma como se joga. Ou seja, esta patente descreve um sistema de publicidade que analisa a forma como o utilizador joga um determinado título, usando depois a informação recolhida para criar um perfil do mesmo – usado para publicidade direcionada no futuro.
A patente parece focada para jogos de ação e aventura, tendo em conta que as diferentes categorias que indica são associadas com este género de jogos – por exemplo, os jogadores podem ser classificados como Líderes, colecionadores, combatentes ou perfeccionistas.
Além disso, estes dados podem depois ser usados entre diferentes jogos. Ou seja, os utilizadores podem ter o seu estilo de jogo analisado em diferentes títulos para criar um perfil final ainda mais realista.
Com esta informação, os utilizadores podem depois ser apresentados com compras especificas para certos itens, produtos ou até novos jogos, que se adequam ao seu gosto.
Obviamente, deve-se ter em conta que esta informação ainda parte apenas de uma patente, e nem todas chegam a ver a luz do dia. No entanto, não deixa de ser interessante analisar como a EA pretende usar o estilo de jogo dos utilizadores para criar recomendações aos mesmos.
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