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A Apple pode afirmar que a sua loja de aplicações é consideravelmente mais segura para os utilizadores do ecossistema da empresa, com mais de 100.000 apps analisadas todas as semanas. No entanto, mesmo com estas medidas de segurança mais fortes, a plataforma ainda se encontra vulnerável a uma insegurança: o “fleeceware”.

 

Para quem não sabe, uma aplicação fleeceware consiste numa espécie de app que, apesar de não ser propriamente considerada maliciosa, pode levar a que os utilizadores sejam enganados para ativarem uma subscrição sem necessidade e a custos bastante elevados.

Estas aplicações começam por cativar os utilizadores com ofertas gratuitas, mas forçam bastante a subscrição para um plano pago de subscrição – que a maioria das vezes pode ser para tarefas banais. Depois de o utilizador subscrever ao plano, normalmente com apenas alguns dias de experiência, são cobrados valores consideravelmente elevados para manter os mesmos.

 

Os utilizadores podem  acabar por pagar uma quantia elevadas de dinheiro por algumas funcionalidades que, na maioria dos casos, não valem o preço pago para as ter. Junta-se ainda o facto que muitas apps tornam consideravelmente difícil o processo de remover essa subscrição - embora a Apple tenha vindo a facilitar essa tarefa diretamente dos seus serviços.

 

Os programadores deste género de apps têm vindo a aproveitar o descuido da Apple relativamente ao controlo destas apps, por vezes com o lançamento de aplicações que atingem posições elevadas de popularidade, e rendendo milhares de euros em subscrições que a grande maioria não pretenderia manter.

 

Será também importante relembrar que, como os pagamentos são feitos usando o sistema da Apple, e tendo em conta a comissão que a empresa gera destes pagamentos, os lucros são também direcionados para a empresa de forma direta. Ou seja, a Apple encontra-se diretamente a beneficiar dos pagamentos feitos em aplicações consideradas como fleeceware, tendo em conta a comissão cobrada.

 

De todo, este problema não é exclusivo da Apple, já que também ocorre na Google Play Store. No entanto, tendo em conta as promessas de segurança que a Apple possui sobre a sua loja de aplicações, terá consideravelmente mais impacto. Junta-se ainda o facto que existe uma maior probabilidade de os utilizadores em sistemas iOS pagarem pelo uso de apps do que os utilizadores em dispositivos Android – o que atrai ainda mais programadores destas apps para o sistema.

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