1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

SATA cabo

 

Se pensa que o seu computador está totalmente seguro apenas porque está desligado da Internet, então uma recente descoberta pode mudar essa ideia. Um grupo de investigadores da universidade de Negev, em Israel, revelou ter descoberto uma nova forma de ataque para computadores pessoais.

 

De acordo com os investigadores, o ataque foi apelidado de “SATAn”, uma vez que tudo o que necessita para ser processado será uma ligação por cabos SATA. Basicamente, este ataque consiste em usar cabos SATA como forma de recolher informação de sistemas que podem até estar totalmente isolados da rede.

 

Os cabos são usados como uma forma de “antena” a partir do qual é possível recolher informação sensível do sistema onde se encontram, recebendo a mesma noutro local. Os investigadores afirmam que é possível recolher os dados através de transmissões sem fios a aproximadamente 6 GHz.

 

Para esta recolha, é usada a própria produção de energia eletromagnética dos cabos, que é gerada sempre que informação passa pelos mesmos. Apesar de esta energia não poder ser recolhida por equipamentos regulares, com recetores dedicados e focados para tal pode-se obter informação enviada pelo cabo – a qual pode ser sensível.

 

Os investigadores afirmam que, para já, o ataque possui mais sucesso apenas na leitura de dados – já que a escrita envolve mais requisitos. No entanto isto será suficiente para que se possa recolher informação sensível de sistemas que, doutra forma, estariam totalmente isolados.

 

 

Obviamente, o roubo de dados através deste método não é dos mais eficazes, tendo em conta que existem outras interferências que podem ocorrer no processo e de outros componentes no sistema, como o processador ou gráfica. Um uso mais intensivo do mesmo pode ser suficiente para evitar a recolha dos dados, tendo apenas como base a interferência gerada.

 

Os detalhes do estudo podem ser verificados sobre o seguinte link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech