Os utilizadores do Google Workspace vão começar a ter um novo sistema de proteção ativo por padrão, que pode ajudar nos casos em que contas tenham sido comprometidas.
Segundo a empresa, o Workspace vai começar a integrar uma nova funcionalidade de verificação de identidade sempre que se identifiquem atividades suspeitas ou arriscadas para a segurança e privacidade.
Esta funcionalidade vai questionar os utilizadores para validarem a sua identidade quando estes acedem a determinadas funções da plataforma. A validação pode ser feita usando os métodos de autenticação em duas etapas que tenham sido configurados sobre as contas.
Com esta camada adicional de segurança, a Google espera que se possam prevenir roubos ou atividades ilícitas até mesmo em contas que tenham sido comprometidas. Como será necessária a validação para estas ações, o atacante não possui forma de manter o ataque com sucesso durante todo o processo.
De notar que os administradores das contas de empresa podem sempre desativar este sistema de verificação, embora seja por um período de tempo limitado. A Google indica que tal medida pode ser feita caso os utilizadores estejam presos sobre ecrãs de validação de identidade, e necessitem de aceder às ferramentas.
A autorização será fornecida apenas de forma temporária – por dez minutos – sendo que finalizado este tempo volta a ativar-se automaticamente. A empresa também recomenda que tal medida seja apenas realizada depois de se validar que o utilizador realmente necessita da mesma e que é a pessoa verdadeira a realizar o pedido.
Esta novidade vai começar a ser introduzida sobre todas as contas durante os próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!