Desde 2018 que a Google tem vindo a preparar-se para a integração do novo Manifest V3, um conjunto de novas regras focadas para as extensões do Google Chrome e a forma como estas interagem com o navegador e as suas funcionalidades.
Na altura em que o Manifest V3 foi revelado, este surgiu no meio de bastante controvérsia, em parte porque seria consideravelmente mais restritivo que o anterior Manifest V2 – e que teria como foco sobretudo limitar as extensões que manipulem pedidos do navegador, nomeadamente os bloqueadores de publicidade.
Na altura, a Google revelou que iria descontinuar o Manifest V2 em Janeiro de 2023, e estando a aproximar-se essa data, as extensões necessitam também de se adaptar para começarem a usar o Manifest V3. A AdGuard, criadora de uma extensão de bloqueio de publicidade para o Chrome, foi uma das primeiras a agora começar os testes a uma nova extensão que vai usar o Manifest V3 como base.
Um dos pontos negativos do novo Manifest V3 encontra-se no limite que a Google impõe a nível de regras que podem ser usadas pelo navegador. Com esta nova versão, o Chrome apenas pode contar com 30.000 regras por extensão, e 330.000 no total de todas as extensões instaladas. Além disso, as regras dinâmicas apenas podem conter uma lista de 5000 entradas.
Apesar de parecer um número elevado, os 30.000 registos podem ser consideravelmente pequenos, se tivermos em conta que muitas das listas de bloqueio de publicidade contam com 100.000 ou mais entradas nos casos mais simples.
Este foi um dos motivos pelos quais muitos programadores apelidaram o Manifest V3 de ser um “matador” de bloqueadores de publicidade, já que iria limitar consideravelmente o funcionamento dos mesmos. No entanto, a AdGuard revelou agora uma nova extensão que prova ser possível ainda ter algum bloqueio – embora não seja perfeito.
A empresa lançou uma nova extensão que usa o Manifest V3 como base, e onde se encontra dentro dos limites necessários. A empresa refere que o desenvolvimento desta extensão foi trabalhoso, mas no final é possível criar algo que bloqueio a publicidade e tracking pela web.
De notar, no entanto, que a entidade afirma que o bloqueio está longe de ser perfeito, e podem existir situações onde os pedidos ainda sejam enviados. No entanto, será um passo para comprovar que é possível criar algo sobre o Manifest V3 que bloqueie os pedidos, embora menos preciso do que a geração anterior do mesmo.
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