Chegou oficialmente o tão aguardado modelo o iPhone 14 e 14 Plus. A nova geração dos smartphones da Apple chegam com grandes novidades, focadas em melhorar ainda mais o desempenho, bateria e câmaras.
Muita antes do evento, já se tinha praticamente confirmado que o iPhone 14 iria ser revelado, e a Apple não desiludiu. A nova geração do smartphone chega com melhorias nas suas características, mantendo o chip A15 Bionic, mas com adições importantes – e algumas alterações que são também importantes de ter em conta.
Para começar, o novo iPhone 14 chega com um ecrã de 6.1 polegadas, enquanto que o 14 Plus possui um ecrã de 6.7 polegadas. No entanto, no interior, ambos os modelos continuam a usar o chip A15 Bionic do ano passado – o que pode ser considerada uma grande mudança na história da Apple, que normalmente apresenta uma nova geração de processadores com os seus novos dispositivos.
Na parte traseira encontra-se também um novo sensor de 12 MP na câmara, que a Apple garante ter uma melhoria de 49% na captura de conteúdos em baixa luz, além de ser também indicado que o modo noturno agora é duas vezes mais rápido que a geração anterior de dispositivos.
Encontra-se ainda uma câmara TrueDepth de 12 MP na parte frontal do dispositivo, com a empresa a sublinhar que se encontra a aplicar a tecnologia Deep Fusion sobre o processamento de imagens, para melhorar ainda mais a qualidade dos conteúdos capturados sobre ambientes com pouca luminosidade – e que a empresa também garante ter sido melhorado com uma nova tecnologia apelidada de “Photonic Engine”.
Para os fãs da gravação de vídeo, os novos sensores contam ainda com suporte para o novo modo de Ação, que a empresa garante uma maior estabilidade dos conteúdos capturados, como nunca antes visto num iPhone.
Nos modelos lançados nos EUA, a empresa também vai deixar de lado os cartões SIM tradicionais, apostando apenas no eSIM. Esta pode marcar uma mudança para o futuro da empresa, que tem vindo a ser uma das que mais aposta nesta tecnologia.
Tal como o Apple Watch Series 8 e SE, o iPhone 14 também chega com o sistema de deteção de acidentes, que é capaz de usar os sensores do dispositivo para identificar quando o utilizador se encontra envolvido numa acidente de viação, ligando automaticamente para os serviços de emergência.
No entanto, a funcionalidade mais interessante do novo iPhone 14 será o novo sistema de emergência por satélite. Este sistema usa satélites da empresa para realizar a comunicação com os serviços de emergência, mesmo em locais onde não exista cobertura das operadoras.
A empresa refere que este sistema será focado apenas para uso em caso de emergência, e permite a comunicação com a equipa de resgate em caso de necessidade, sendo as mensagens enviadas através de um protocolo dedicado da empresa – embora esta afirme que estas mensagens podem demorar “minutos” a ser entregues.
O sistema de emergência por satélite vai encontrar-se disponível gratuitamente para todos os utilizadores do iPhone 14 durante o período de dois anos. No entanto, infelizmente o sistema apenas se encontra ativo nos EUA e Canadá, sendo ainda desconhecido se vai chegar a mais países.
Os novos iPhone 14 e 14 Plus vão encontrar-se disponíveis por 799 dólares ou 899 dólares no caso do modelo Plus. As vendas irão começar a 16 de Setembro, sendo que as primeiras unidades serão enviadas a 7 de Outubro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!