O Facebook tem vindo a lidar com vários problemas ao longo dos anos, tanto a nível da privacidade como dos dados dos utilizadores. No entanto, o mais recente problema que parece estar a afetar a empresa encontra-se sobre o Marketplace.
Teoricamente, o marketplace deveria ser um lugar para vender produtos que os utilizadores não necessitem, ou para fornecer aos amigos e familiares, bem como a residentes na área, produtos que podem ter uma segunda vida.
No entanto, de acordo com uma investigação do portal BuzzFeed, existe uma tendência crescente para esta plataforma ser usada também para algumas atividades ilícitas. As mais populares nos EUA estão associadas com a imigração.
Segundo a investigação da Tech Transparency Project, o Facebook Marketplace encontra-se cheio de anúncios que prometem a passagem segura de diversos países para os EUA, fornecendo serviços de transporte e agendamento de passaportes, bem como do próprio tráfego humano.
No entanto, o mais grave encontra-se no facto que alguns destes anúncios estão mesmo a usar a plataforma de publicidade da Meta para ganharem ainda mais destaque, dando diretamente as receitas de tal para a plataforma.
A investigação indica como alguns dos anúncios estão a ser propagados sobre publicidade no Facebook, aliciando mais consumidores para o mesmo, mas também dando os ganhos dessa publicidade para a Meta.
A entidade afirma que a Meta tem vindo a beneficiar desta publicidade, em parte devido à falta de controlo que existe sobre o Marketplace e aos erros de moderação, que não deveriam permitir este género de publicidades nas suas plataformas.
Estes anúncios tentam chegar sobretudo aos mais vulneráveis, que se encontram noutros países fora dos EUA e à procura de uma vida melhor.
Também são levantadas várias questões sobre a falta de moderação que existe na plataforma, tanto a nível da publicidade como dos anúncios que são publicados, algo que parece não ter um grande controlo por parte da rede social.
Em comunicado, a Meta afirma que a plataforma não pode ser usada para anunciar serviços de tráfego humano, e que quando esse conteúdo é identificado, é também prontamente removido. No entanto, isso não impede que centenas de anúncios possam escapar da moderação e chegar aos utilizadores finais.
A investigação aponta, no entanto, que o problema não será exclusivo do Facebook. A maioria dos anúncios são publicados no Facebook, mas os meios de comunicação entre os anunciantes e os interessados é muita vez feito a partir do WhatsApp, e o TikTok é usado como meio de “publicidade” para os anúncios.
É importante sublinhar que, sempre que os utilizadores encontrem algum género de conteúdo que se acredite estar em violação das regras das plataformas, é recomendado reportar o mesmo através dos meios disponíveis nas mesmas.
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