1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

OneDrive logo da aplicação sobre fundo vermelho

 

Se utiliza o OneDrive sobre o Windows, talvez seja uma boa altura para atualizar o mesmo para a versão mais recente, tendo em conta a recente descoberta dos investigadores da empresa de segurança Bitdefender.

 

Segundo os investigadores, foi recentemente descoberta uma nova falha sobre o cliente do OneDrive para Windows, a qual pode permitir aos atacantes introduzirem DLLs maliciosamente modificados para atacantes os sistemas.

Tendo em conta que o OneDrive encontra-se instalado de forma nativa no Windows 11, esta falha pode ter o potencial de afetar um largo número de utilizadores.

 

Este género de ataque é conhecido como DLL hijacking, onde o objetivo passa por levar os programas do sistema a correrem ficheiros DLL maliciosos, substituindo as versões originais e legitimas dos mesmos. Uma vez feita a substituição, o código malicioso nos ficheiros pode ser executado para as mais variadas tarefas.

 

De acordo com os investigadores, isso é o que se encontra a acontecer no OneDrive, onde uma falha na forma como o programa valida os ficheiros DLL permite que o ataque seja realizado. O ataque explora a forma como o OneDrive realiza a atualização do mesmo, e usando o programa dedicado para essa tarefa, os atacantes podem substituir o DLL usado no processo por uma versão maliciosa.

 

O mais grave será que esta falha já se encontra a ser explorada para ataques. Se o sistema for comprometido de alguma forma, a falha pode ser explorada para instalar mais malware no mesmo ou manter o controlo ativo.

 

De momento os investigadores afirmam que o ataque encontra-se a ser explorado apenas para a instalação de software de mineração nos sistemas, mas eventualmente a falha pode ser explorada para qualquer género de ataque.

A recomendação será que os utilizadores instalem o OneDrive como uma aplicação por “máquina”, invés de usarem a opção “por utilizado”. Isto deverá ser suficiente para corrigir a falha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech